sexta-feira, 6 de março de 2009

Blá blá blá missionário?


Ainda estou no terceiro período do seminário, mas acho que já tenho o tema da minha monografia - o relacionamento entre a igreja e o missionário. Isto porque se tem um assunto que incomoda meu coração é que as igrejas fazem com os missionários no campo.

Hoje, na aula de religiões, tivemos o privilégio de ouvir o Pr. Sidney, missionário a 8 anos na Aldeia Kunãnã, no Oiapoque - AM. A aldeia tem 35 tribos, algumas com dialetos completamente diferentes dos demais e o Pr. Sidney e sua família são os únicos missionários que moram dentro da aldeia. O testemunho missionário é sempre edificante, mas também extremamente desafiador. Todo missionário entende como nenhum outro crente o que Jesus quer dizer quando diz que a "a seara é grande, mas poucos são os ceifeiros" (Mt 9.37). 

O testemunho do Pr Sidney me impactou muito. Ele falou sobre as dificuldades de adaptação e de convivência num ambiente tão diferente, mas também falou dos frutos do trabalho e de como tudo vale a pena quando o nosso coração está no lugar certo. 

Tudo isso foi muito bom... mas o que mais me chamou a atenção foi quando ele começou a falar a respeito do seu sustento e das dificuldades que tem enfrentado. Pr Sidney é o único missionário que mora na aldeia, onde tem mais de 5000 índios e 35 tribos, e está pensando em começar a trabalhar na cidade -  que fica a 24 horas de canoa da aldeia - porque as igrejas não tem mantido seu ministério. Nesse caso, ele só poderia ir para a aldeia de 15 em 15 dias e ficar lá durante um fim de semana. Já pensou em todo o trabalho que seria atrasado, ou mesmo não poderia ser feito naquela região? Já pensou nas consequencias espirituais, nas vidas que seriam perdidas? Se a seara é grande e os trabalhadores já são poucos, imagina se os poucos trabalhadores não puderem trabalhar porque a igreja não os sustentam? O meu coração se entristeceu com a idéia...

Pr Sidney está no Rio a menos de uma semana. Foi visitar duas igrejas. Uma adiou o seu testemunho mesmo ele já estando lá. Na segunda, ele deu testemunho, falou a igreja, ao fim da mensagem o pastor da igreja chama os missionarios para orar e faz um "belo" discurso a respeito dos "missionários vagabundos" que estão no campo sem fazer nada. Eu imagino o coração do Pr. Sidney sendo esmigalhado ao ouvir isso... E mais, eu imagino o coração de Deus ao ver um servo Seu dizer uma asneira desse porte!

Durante o seu testemunho, o Pr Sidney falou das tantas vezes que a FUNAI, os antropólogos, as ONGs e outros grupos o quiseram tirar de lá e acabar com o seu ministério e foram frustrados. Glórias a Deus por isso! Mas quem está tirando o Pr sidney do campo agora é a própria igreja, deixando de suprir um membro do seu corpo. É a igreja que está conseguindo aquilo que a FUNAI, os antropólogos e as ONGs queriam e Deus não permitiu... será que estamos mesmo sendo instrumentos de Deus? ...  Forte?! Essa pergunta está ecoando no meu coração até agora!

Ai você me pergunta, mas e o cuidado de Deus? Sabe, existem exceções, Deus alimenta povo com maná e faz multiplicação de pães e peixes. Mas em via de regra Ele deu a igreja o privilégio de fazer a sua obra. E Ele usa a igreja para sustentar seus servos. Isso éo conceito de corpo. Ou você tem algum orgão seu que é alimentado pelo coração do seu vizinho? Nós vemos o carinho e cuidado de Deus quando a Sua igreja ama e se preocupa com os membros e os obreiros. E não estou falando de uma igreja específica não, estou falando do corpo de Cristo. Essas pessoas são os pés da igreja, estão nos levando aonde Deus mandou que fossemos - até os confins da terra - e nós os deixamos desamparados... 

"Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas." Romanos 10.13-15

Você conhece esse texto, não conhece? Está escrito para o missionário ir e esperar cair o maná do céu? Não na minha bíblia! Meu amado, se a igreja não fizer a obra para qual foi designada, quem fará? Para quem estamos querendo transferir a nossa responsabilidade? COMO PREGARÃO, SE NÃO FOREM ENVIADOS? COMO? COMO? COMO? 

O grande problema que enfrentamos hoje é que se ouve nas igrejas muito blá blá blá missionário e pouco comprometimento verdadeiro com a obra... 

Deus faz milagres? faz! Talvez o maior milagre que Ele faça seja colocar nos nossos corações a noção da nossa responsabilidade, o amor pela Sua obra.
  

Quer ajudar a família missionária e ministério no Oiapoque? 
- Ore pelo Pr. Sidney, sua esposa Raquel, Sua filinha Bebel e o outro neném que estápor vir.
- Entre em contato pelo e-mail arianegbarcellos@gmail.com e eu passo os dados bancários do Pr. Sidney

Que Deus nos abençõe e tenha misericórdia de nós!

Um comentário:

  1. que Deus tenha misericordia desse pastor. talvez ele nao tenho um coracao transbordante de missoes.
    talvez o comentario maldoso a respeito dos missionarios fosse apenas um comentario do que ele e relamente como ministro do evangelho

    ResponderExcluir